joão farkas
1955 – São Paulo, Brasil
Vive e trabalha em São Paulo, Brasil
Um ávido observador da cultura popular, João Farkas vem registrando há mais de 30 anos a complexa relação homem x natureza em contextos brasileiros tidos como paradisíacos ou genuínos, como a Amazônia, o Pantanal ou o sul da Bahia. Adepto da fotografia documental, Farkas se utiliza da luz natural e de cores vibrantes para compor imagens que nos convidam a refletir criticamente sobre uma ideia de identidade brasileira. Suas fotografias nos dão acesso a modos diversos, embora igualmente intensos, de relações entre o homem e a natureza, seja da grande conexão e equilíbrio entre ambos, ou de sua exploração desmedida. O interesse, no entanto, quando não é pela própria natureza e sua exuberância, é pelas mulheres e pelos homens que com ela se relacionam e os costumes que inventam para si: pescadores, garimpeiros, trabalhadores rurais ou indígenas; pessoas que carregam na postura e no olhar o peso e a potência de um saber próprio.
“O meu trabalho tem sempre um caráter poético e um diálogo permanente com a tensão entre o transitório e o transcendente, entre o episódico e o universal, entre o imanente e o ideal. Até por isso sou obrigado a uma conversa inescapável com as questões da beleza, tão fora de moda no território das artes nestes dias de horrores vários.”
Coleções que possuem seus trabalhos: Maison Européenne de la Photographie, França; ICP – International Center of Photography, EUA; Pirelli MASP, Brasil; Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, Brasil. Publicou os livros Amazônia Ocupada, 2015 e Trancoso, 2016.
formação
Formou-se em Filosofia pela Universidade de São Paulo e continuou sua formação como fotógrafo em Nova York no ICP (International Center of Photography) e na School of Visual Arts. Ainda em Nova York trabalhou como correspondente fotográfico para revistas Veja e Isto É, e fez parte da equipe de reportagem da Rede Globo de Televisão. Foi Editor de Fotografia da Revista Isto É entre 1981 e 1985. Foi colaborador e teve trabalhos publicados em outros órgãos da imprensa brasileira e internacional, entre eles: Folha de São Paulo, Jornal do Brasil, Zoom, Business Week, Marie Claire, Bamboo, Estado de São Paulo, O Globo. Seu trabalho-documento “Retratos da Ocupação da Amazônia” recebeu a bolsa Vitae e o Prêmio Aberje em 1988. Seu trabalho “De Trancoso ao Espelho da Maravilha” foi objeto de publicação em 2 livros: “Museu Aberto do Descobrimento” e Nativos e Biribandos”.
exposições individuais e coletivas
2019
Caretas de Maragojipe. MIS – Museu da Imagem e do Som, São Paulo, Brasil
Brazil Land & Soul. Embaixada do Brasil, Bruxelas, Bélgica
Amazônia Ocupada. The Latin American Library (Tulane University), New Orleans, EUA
Abertura 1980. Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, Brasil
2018
Arte Pará. Museu Paraense Emílio Goeldi, Pará, Brasil
Brazil – Land & Soul. Embaixada Brasileira, Londres, Inglaterra
2017
Poder e sufocamento. MIS – Museu da Imagem e do Som, São Paulo, Brasil
Feito poeira ao vento | Fotografia na Coleção MAR. Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, Brasil
Coletiva, Galeria Marcelo Guarnieri, São Paulo, Brasil
Diversidade no nosso tempo. IFF – Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, Brasil
2016
A cor do Brasil. Curadoria de Clarissa Diniz, Marcelo Campos e Paulo Herkenhoff. MAR – Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, Brasil
2015
Amazônia. Galeria Marcelo Guarnieri, São Paulo, Brasil
Amazônia. Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, Brasil
Amazônia ocupada. Curadoria Paulo Herkenhoff. SESC Bom Retiro, São Paulo, Brasil
2014
Histórias Mestiças. Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil
ÓRBITA. Galeria Marcelo Guarnieri, Ribeirão Preto, Brasil
1996
Primeira Bienal de Fotografia. Curitiba, Brasil
1995
Coleção Masp Pirelli. Museu de Arte de São Paulo – MASP, São Paulo, Brasil
1989
“De Trancoso ao Espelho da Maravilha”. Paço Imperial; Galeria do Centro
Cultural Candido Mendes, Rio de Janeiro, Brasil
“De Trancoso ao Espelho da Maravilha”. Galeria Fotoptica, São Paulo, Brasil
1981
“Group Show”. ICP – International Center of Photography, Nova York, EUA
1979
“Horizontes”, Museu de Arte de São Paulo – MASP, São Paulo, Brasil
coleções
ICP – International Center of Photography, Nova York, EUA
MASP – Coleção Masp Pirelli, São Paulo, Brasil
Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, Brasil