ANA SARIO | Linha do tempo




ANA SARIO
Linha do tempo

galeria marcelo guarnieri | ribeirão preto

abertura
11 de novembro, 2022
18h-21h

período de visitação
11 de novembro, 2022 – 04 de fevereiro, 2023


rua nélio guimarães, 1290
ribeirão preto – sp – brasil / 14025 290
[ mapa ]


A Galeria Marcelo Guarnieri tem o prazer de apresentar em nossa unidade de Ribeirão Preto, entre 11 de novembro de 2022 e 4 de fevereiro, 2023, “Linha do tempo”, exposição individual da artista Ana Sario. A mostra reúne pinturas de diversas séries produzidas entre os anos de 2006 e 2022 que refletem sobre o caráter transitório da paisagem. Organizada espacialmente por meio de uma distribuição não cronológica, “Linha do tempo” possibilita ao público uma leitura entrecruzada entre os trabalhos recentes e os trabalhos mais antigos.

Ana Sario busca traduzir, por meio de suas pinturas, os estados de espírito ou sensações que imagens ou situações de contemplação causam em nós: os muitos tons de azul que se encontram e se modificam lentamente no céu do fim do dia, a vista do jardim interrompida por uma cortina persiana cor-de-rosa, um campo vasto florido que alcança até o infinito o nosso campo de visão, ou até mesmo a luz intensa da manhã que atravessa, pelas frestas, um arbusto de hibisco. O assunto da janela, aliás, aparece no trabalho de Sario sob abordagens diversas, trazendo à reflexão os aspectos do olhar: quando em paisagens longínquas que nunca acessaremos em sua totalidade, ou em naturezas-mortas compostas por vasos de plantas ou bibelôs tão ao alcance das mãos; quando em telas que, compostas por fitas isolantes, tijolinhos de barro ou pela ação que simula o próprio tecido que serve de suporte, parecem vedar algo que está por detrás, mas que na realidade já é ali a pintura em si.

Em “Linha do Tempo”, Ana Sario reúne pinturas de diversas fases de sua produção propondo uma leitura não-cronológica. Desde 2020, a artista vem revisitando algumas paisagens de campos de flores que começou a produzir em 2016 e que agora, em suas pinturas mais recentes, ganham formalizações diferentes. Se antes a artista trabalhava com espessas camadas de tinta e campos de cor, levantando questões em torno da ideia de nitidez através da supressão dos detalhes das paisagens, agora ela aposta em pequenos e múltiplos pontos coloridos que buscam produzir um efeito de vastidão e profundidade. Sario explora o conceito de sobreposição tanto a partir da linguagem da pintura, utilizando-se da justaposição de camadas de pinceladas, como a partir do ciclo de floração das plantas que compõem suas paisagens transitórias, em constante transformação.

Em algumas dessas pinturas, as molduras também parecem querer se sobrepor à tela: invadindo o espaço da representação, aparentam bordas camufladas de flores. Como pode ser visto na exposição, não é a primeira vez que a artista se interessa pela condição da moldura em seu trabalho. Quando a tinta invade as laterais da tela, quando não há madeira ao seu redor ou quando a pintura recua na superfície quadrada, não ultrapassando os limites do que poderia ser uma espécie de moldura que ali não está, em todos esses momentos, há uma questionamento sobre a pintura como uma janela do mundo.

Em “Polaroid”, série iniciada em 2009 que percorre quase toda a extensão das paredes da galeria, a artista explora as questões do tempo e da duração aproximando-se mais explicitamente das discussões em torno da imagem fotográfica. Ao fazer clara referência em suas pinturas ao formato da polaroid e ao se utilizar de imagens coletadas na internet ou produzidas pelo celular, a artista reflete sobre a dinâmica de contemplação da era digital. Há uma justaposição de temporalidades nesse conjunto de pinturas: o tempo acelerado dos olhos que ansiosos percorrem as telas dos dispositivos eletrônicos ou das mãos inquietas e da “chuva de likes” agora fazem parecer vagaroso o tempo da imagem que se revela na superfície do papel fotossensível ou até mesmo o tempo dos pincéis e das tintas na execução de uma tela de 10 cm.

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