sonia andrade
1935, Rio de Janeiro, Brasil
Vive e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil
Interessada pelos limites e significados da comunicação, Sonia Andrade, mesmo sendo uma das pioneiras da videoarte no Brasil, desenvolve sua pesquisa também por outros meios, tais quais o desenho, a instalação, a arte-postal e a fotografia, explorando-os não só como mídia, mas também como assunto. Em alguns de seus vídeos produzidos nos anos 1970, por exemplo, a artista faz referência à linguagem da TV de modo a subvertê-la: insere seu corpo feminino em situações inesperadas que parecem sugerir uma violência libertadora, como se estivesse a se rebelar dos padrões de comportamento impostos pelo regime ditatorial que assombrava o Brasil de seu tempo. O diálogo pode ser estabelecido também por meio de objetos e palavras, como na icônica instalação Hydragrammas (1978-1993). Andrade reúne um grande número de objetos, associando-os uns aos outros, fotografa-os, e então atribui uma palavra a cada uma das reproduções, de forma a criar com esse mecanismo um vocabulário que atribui novos sentidos a eles. Em suas videoinstalações mais recentes (2001-2017), a artista relaciona cristais e pedras à projeções, motivada pelas questões estruturais e simbólicas da luz e pelas inflexões geradas no encontro entre imagem/representação e objeto/coisa.
Coleções que possuem seus trabalhos: Sammlung Verbund Collection, Viena, Austria; Centre George Pompidou, Paris, França; Getty Center, Los Angeles, EUA.
exposições individuais
2011
Retrospectiva 1974 / 1993. Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica – Rio de Janeiro
2010
Sonia Andrade / Vídeos. OI Futuro – Rio de Janeiro, Brasil.
2008
Galeria Tempo, Rio de Janeiro, Brasil
2005
Conjunto de cinco vídeo instalações. Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil
2004
Conjunto de oito vídeo instalações, Cavalariças / Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, Brasil
2001
Exposição individual: vídeo instalação sem título. Paço Imperial, Ateliê Finep, Rio de Janeiro, Brasil
1999
Vídeo instalações: Olimpo, Périplo, Apolo, Vênus e Noturno. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil
1998
Vídeo instalação, Noturno. Fundação Nacional de Arte, Rio de Janeiro, Brasil
1994
Hydragrammas. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Brasil
1993
Hydragrammas. Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil
1984
Situações Negativas: o passo,o salto,a queda / a marcha / o veículo / o repouso / o passeio / inverso. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil
1980
Situações Negativas, o passo / o salto / a queda. Espaço Arte Brasileira Contemporânea da Fundação Nacional de Arte, Rio de Janeiro, Brasil
1978
A Caça. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil
1977
8 vídeos de Sonia Andrade. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Brasil
1976
Mostra individual [sem título]. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil
exposições coletivas
2018
Identity and alterity: shifting representations. Kanal — Centre Pompidou, Bruxelas, Bélgica
The VERBUND art collection. Stavanger Art Museum, Stavanger, Noruega
2017
Coletiva, Galeria Marcelo Guarnieri, São Paulo, Brasil
Pacific Standard Time LA/LA – Video Art in Latin America. LAXART, Los Angeles, EUA
32ª Bienal de São Paulo | Incerteza Viva (itinerância). Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, Portugal
Modos de Ver o Brasil: Itaú Cultural 30 Anos. Oca – Parque Ibirapuera, São Paulo, Brasil
Video Art in Latin America: Selections from Brazil. Rubell Family Collection, Miami, EUA
2016
Video Art in Latin America: Selections from Brazil. Rubell Family Collection, Miami, EUA
Dissonance, Vídeo Art. Getty Center, Los Angeles, EUA
Resistence Performed Revised. Kerstin Engholm Gallery , Viena, Áustria
32ª Bienal de São Paulo – INCERTEZA VIVA. Pavilhão Ciccillo Matarazzo, São Paulo, Brasil
Video Art in Latin America: Selections from Brazil. Rubell Family Collection, Miami, EUA
2015
Resistente Performed. Migros Museum fur Gegenwartkunst, Zurique, Alemanha
2011
Video, an Art, an History: 1965-2010. Singapour Art Museum, Singapura
2010
Selected Works from the Centre Pompidou, New Media Collection. Herzlyia Museum of Contemporary Art, Israel
2009
elles@centrepompidou. Musée National d’Art Moderne/Centre National de Création Industrielle, Paris, França
2008
Preparações e tarefas. Caixa Cultural, Ceará, Brasil
VIDÉO – Un art, une histoire – 1965/2007. Musée Fabre, Montpellier, França
2007
Arte como questão – Ano 70. Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil
WACK! Art and the Feminist Revolution. The Museum of Contemporary Art, Los Angeles, EUA
National Museum of Women in the Arts, Washington DC, EUA
PS1 Contemporary Art Center, Nova Iorque, EUA
Vancouver Art Gallery, Vancouver, Canadá
2006
Wilton Montenegro – Netos do Observatório. Arte Contemporânea brasileira. Intituto Telemar, Rio de Janeiro, Brasil
Manobras Radicais. Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, Brasil
Corps Étrangers. Musée du Louvre, Paris, França
2005
O Corpo na Arte Contemporânea. Instituto Itaú Cultural, São Paulo, Brasil
Oficina de criação / Artista visitante. Casa Andrade Muricy, Curitiba, Brasil
2004
Getúlio, Presidente do Brasil. Museu da República, Rio de Janeiro, Brasil
Pioneers of Brazilian Video Art 1973-1983. Getty Center, Los Angeles, EUA
2003
Grande Orlândia, Sobrado em São Cristóvão, Rio de Janeiro, Brasil
2002
Rio Trajetórias. Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro, Brasil
Interculturalidades. Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil
A forma e a imagem técnicas na arte do Rio de Janeiro: 1950-1975. Paço das Artes, São Paulo, Brasil
Matéria-prima. Novo Museu, Curitiba, Brasil
2001
B & N y de color,latinoamérica: cine, vídeo y multimedia. Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madri, Espanha
Constelações. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil
2000
Imagens Paradoxais. Escola de Artes Visuais de Parque Lage, Rio de Janeiro, Brasil
Situações, arte brasileira anos 70. Fundação Casa França-Brasil, Rio de Janeiro, Brasil
1999
Campo Randômico. Museu do Telefone,Telemar, Rio de Janeiro, Brasil
1998
XVI Salão Nacional de Artes Plásticas. Mostra paralela: Vídeo de Arte no Brasil. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil
1993
Fórum BHZ vídeo. Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil
Vídeoarte, Brasil: pioneiros. Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil
1985
Arte, novos meios / multimeios. Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo, Brasil
1981
Peinture de chevalet. Galerie N. R. A., Paris, França
Apresentação de parte do conjunto de trabalhos feitos com velhos postais pelo professor Dr. Felix Thürlemann, no seu curso: Probleme der Visuellen Semiotik, Universität Zürich, Zurique, Alemanha
Participação no número 54 da revista Art Press, Paris, França
Video from Latin America. Museum of Modern Art, New York, EUA
4ème manifestation internationale de livres d’artiste / livres / objects. Galerie N. R. A., Paris. Centre George Pompidou, Paris, França
Libri d’Arte e d’Artista. Biblioteche de Amicis e Lercari,Villa Imperiale, San Fruttuoso, Genova, Itália
Apresentação de vídeo-tapes no seminário organizado pelo prof. Arlindo Machado, “Perspectivas do vídeo”. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
1980
Art Video. Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris, França
Semana Internacional de Arte Actual. Vila do Conde, Porto, Portugal
Quasi Cinema. Centro Internazionale di Brera, Milão, Itália
Participação no número especial da revista Ducuments Sur, Paris, França
Travaux sur papier / objects. Centre Culturel Municipal Jacques Prévert, Villeparisis, Paris, França
1979
Brandale Sintesi. Ciserano, Bergamo, Itália
Apresenta um vídeo-tape no seminário organizado por Nam June Paik. Centre Culturel Américain, Paris, França
1977
7 Artistas do vídeo. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Brasil
Poética Visual. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Brasil
XIV Bienal Internacional de São Paulo. Pavilhão Armando Arruda Pereira, Ibirapuera, São Paulo, Brasil
VIDEOMAC. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Brasil
1976
I concettuali di Rio. Centro d’Arte e Cultura Il Brandale, Savona, Itália
Vijfde Internationale Videodagen. Internationaal Cultureel Centrum, Antuérpia, Bélgica
1975
Video-Art. Institute of Contemporary Art, University of Pennsylvania, Filadélfia, EUA
The Contemporary Arts Center, Cincinnati, Ohio, EUA
Museum of Contemporary Art, Chicago, Illinois, EUA
Wadsworth Atheneum, Hartford, Connecticut, EUA
Mostra de Arte Experimental: audiovisual / super 8 / videotape. Galerie de la Maison de France, Rio de Janeiro, Brasil
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil
Fourth international open encounter on video. CAYC, Buenos Aires, Argentina
1974
VI Salão de Verão. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil
Prospectiva 74. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Brasil
8 J.A.C. Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Brasil
prêmios
Prêmio Carlton Arts, 2001. Moinho Santo Antonio, São Paulo, Brasil
2º Prêmio Cultural Sérgio Motta, 2001
1º Prêmio Cultural Sérgio Motta: Menção honrosa, 2000